Enem 15 de Setembro de 2017

Coordenadores municipais do Enem em São Paulo, Itabuna (BA), Belém e Teresina serão capacitados neste sábado

Os 257 coordenadores municipais que atuarão no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2017 nos estados de São Paulo, Pará  e Piauí, e na região de Itabuna (BA), serão capacitados neste sábado, 16. As capacitações são realizadas pela Fundação Cesgranrio e Fundação Getúlio Vargas (FGV), que juntamente com a Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (Vunesp) formam o consórcio aplicador do Enem. Representantes do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) acompanharão as capacitações que serão realizadas em São Paulo (SP), Itabuna (BA), Belém (PA) e Teresina (PI).

As capacitações do Enem apresentam todo o procedimento de logística e aplicação do Exame, com várias novidades em 2017, como a aplicação em dois domingos consecutivos, o encerramento da aplicação para sabatistas e a estreia das provas personalizadas com nome e número de inscrição do participante. Há também um novo recurso de acessibilidade, a vídeo prova traduzida em Língua Brasileira de Sinais (Libras). Durante a capacitação, os coordenadores municipais assistem a um vídeo de preparação e realizam exercícios, totalizando oito horas de treinamento. Eles também precisam concluir, até a véspera do Exame, uma capacitação a distância de 20 horas de duração.

As capacitações começaram em 19 de agosto e continuam até 23 de setembro para preparar os 1.783 coordenadores municipais do Enem 2017. Este ano, o Exame será aplicado em 1.724 municípios, para 6.731.203 inscritos. As provas serão realizadas em 5 e 12 de novembro.