Enem 13 de Junho de 2019

Dados detalhados do Enem 2018 são disponibilizados no portal do Inep; consulta exige programas estatísticos

Os microdados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2018 já estão disponíveis para pesquisadores, gestores públicos e jornalistas interessados em fazer uma análise mais aprofundada dos dados. Os microdados englobam as provas, os gabaritos, informações sobre os itens (questões), as notas e o questionário respondido pelos participantes inscritos.

As informações foram disponibilizadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) nesta quinta-feira, 13 de junho. A divulgação dos microdados cumpre diretrizes da política de dados abertos e atende a demanda por informações específicas sobre o Exame Nacional do Ensino Médio. O objetivo do Inep é disseminar as informações educacionais que produz.

O acesso aos microdados, entretanto, exige programas estatísticos específicos. Os dados são disponibilizados no formato “.csv”. O Inep disponibiliza um dicionário de variáveis para facilitar a compreensão das variáveis, da organização do banco de dados e da própria estrutura dos instrumentos utilizados.

O arquivo principal, “Microdados_Enem_2018”, reúne os questionários respondidos pelos participantes. Também está disponível uma base com informações sobre as provas: “Itens_Prova_2018”. Há informações sobre a posição do item no caderno de questões, habilidade, cor da prova, área de conhecimento e gabarito.

Ranking – O Inep é contra qualquer tipo de ranking construído a partir dos microdados. É inadequada a comparação e a exposição pública de escolas que, uma vez ranqueadas, não têm como evitar rótulos que não contribuem para o aprimoramento pedagógico ou melhoria da qualidade do ensino. A persistência no uso inadequado dos resultados divulgados, e sua judicialização, foram os responsáveis pelo encerramento da divulgação dos resultados do Enem por Escola.

Acesse os Microdados do Enem 2018