Sinaes 31 de Outubro de 2006

Divulgada lista de novos avaliadores do Inep

Mais um importante passo foi dado no sentido de garantir a qualidade da educação superior no Brasil: a supervisão de cursos e instituições acaba de ganhar reforço com a formação do Banco de Avaliadores do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Basis). O Basis foi formado pela seleção de avaliadores inscritos. Os critérios utilizados foram a competência acadêmica, científica e tecnológica, a experiência administrativa e a atuação em rede com professores de outras instituições nacionais ou internacionais.

Fazem parte do Basis 4.500 avaliadores institucionais e 9.000 avaliadores de cursos (veja a lista no site do Inep: www.inep.gov.br). Eles irão compor as comissões que farão as avaliações in loco. Os participantes de cada uma das comissões de avaliação serão definidos de forma automática por meio de um software que escolherá os avaliadores com base no currículo acadêmico, no equilíbrio entre regiões, nos diferentes tipos de instituições (públicas, privadas, universidades, centros universitários, faculdades, centros de educação tecnológica etc.), nas áreas do conhecimento e nas modalidades de ensino (presencial ou a distância).

Oficina - Na próxima semana será realizada oficina de produção de material para avaliadores. Estarão reunidos, em Brasília, 40 especialistas convidados pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas e Educação Anísio Teixeira) para elaborar material para capacitação de avaliadores em quatro temas: organização e funcionamento da educação superior; legislação do Sinaes (Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior); princípios, diretrizes e rotinas do Sinaes e, por último, instrumentos do Sinaes.

Além de elaborar material, esses especialistas deverão capacitar avaliadores. Já estão marcadas duas rodadas de capacitação: a primeira de 22 a 24 de novembro e a segunda de 29 de novembro a 1º de dezembro. Em cada uma dessas rodadas serão realizadas oficinas em dez cidades pólos, que são aquelas com maior concentração de avaliadores. Ao todo serão capacitados, nesse primeiro momento, dois mil avaliadores.

O Inep comunicará, oportunamente, aos avaliadores selecionados a data e local em que serão capacitados.

Assessoria de Comunicação do Inep