Censo escolar 08 de Fevereiro de 2019

DADOS DO CENSO ESCOLAR – Mais de 77% das escolas brasileiras de Ensino Fundamental – Anos Finais são públicas

O Censo Escolar 2018 revela que 77,84% das escolas de Ensino Fundamental – Anos Finais são públicas. Quando se observa a dependência administrativa das escolas que oferecem do 6º ao 9º ano o levantamento estatístico identifica que 30,8% são estaduais, 46,97% são municipais e 22,16% são privadas. As federais representam 0,06%. Em 2018, 62 mil escolas ofereciam a última etapa do fundamental.

Quando se observa os estudantes, percebe-se que aqueles que frequentam as escolas privadas nos anos finais também são minoria: 15,1% do total de 12 milhões de alunos matriculados. Com 5 milhões de alunos, a rede estadual tem uma participação de 41,9% no total de matrículas dos anos finais, dividindo a responsabilidade do poder público nesta etapa de ensino com os municípios, que possuem 5,1 milhões de alunos (42,8%).

Apesar do equilíbrio entre as redes municipais e estaduais, a variação entre os estados é enorme. Considerando apenas as redes estadual e municipal (gráfico), no Ceará, por exemplo, 95,9% das matrículas de 6º ao 9º ano estão na rede municipal. No Paraná, ao contrário, 98,2% dos estudantes estão na rede estadual.

DISTRIBUIÇÃO DA MATRÍCULA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL CONSIDERANDO APENAS AS REDES ESTADUAL E MUNICIPAL – BRASIL – 2018

DISTRIBUIÇÃO DA MATRÍCULA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL CONSIDERANDO APENAS AS REDES ESTADUAL E MUNICIPAL – BRASIL – 2018

Fonte: Inep/Censo Escolar 2018

Os dados do Censo Escolar 2018 foram apresentados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) em 31 de janeiro. Principal pesquisa estatística sobre a educação básica, o Censo Escolar é coordenado pelo Inep e realizado em regime de colaboração entre as secretarias estaduais e municipais de educação. Com a participação de todas as escolas públicas e privadas do país, abrange as diferentes etapas e modalidades da educação básica: ensino regular; educação especial; educação de jovens e adultos (EJA); e educação profissional.

Resultados – Todos os dados do Censo Escolar 2018 estão disponíveis no Portal do Inep, em diferentes formatos. As Notas Estatísticas resumem os principais resultados; enquanto as Sinopses Estatísticas, por meio de tabelas, trazem dados desagregados por estado e município. Já os Microdados permitem cruzamentos de variáveis diversas a partir de programas estatísticos. Também estão atualizados os Indicadores Educacionais de Média de Alunos por Turma, Indicador de Adequação da Formação do Docente, Percentual de Funções Docentes com Curso Superior, Média de Horas-Aula Diária, Indicador de Complexidade de Gestão da Escola, Indicador de Esforço Docente, Indicador de Regularidade do Docente, Taxa de Distorção Idade-Série. Nos próximos dias o Inep publicará o Resumo Técnico do Censo Escolar 2018.

Press Kit Censo Escolar 2018