Ações internacionais 14 de Março de 2019

Inep representa o Brasil em reunião técnica sobre indicadores educacionais na França

Indicadores educacionais internacionais serão apresentados e discutidos em mais uma edição do Working Party, grupo de trabalho do programa Indicators of Education Systems (Ines).

A 23ª reunião técnica será realizada entre 18 e 20 de março, em Paris (França) e terá o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) como representante do Brasil. O Working Party é a instância responsável pela discussão, tomada de decisões e coordenação dos trabalhos realizados sobre indicadores educacionais comparáveis entre os países no âmbito da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).

Na reunião serão tradadas as principais questões que irão compor o Education at Glance 2019, publicação internacional voltada para a comparabilidade dos sistemas educacionais por meio de indicadores estatísticos. Também serão discutidas prioridades, metodologias e modelos para o desenvolvimento dos dados, análises e a composição do relatório. Além de fornecer os dados, o Inep também auxilia na divulgação nacional da publicação.

Indicadores Educacionais Internacionais – O Inep fornece os dados para os Indicadores Educacionais Internacionais nos quais o Brasil figura. Os indicadores são estabelecidos a partir da interação entre os diversos países, membros e convidados, nas diferentes instâncias técnicas e políticas coordenadas pelos organismos internacionais. Eles buscam apresentar os sistemas educacionais dos países, de forma objetiva, a partir de temas-chave relacionados à educação: acesso, trajetória, permanência, financiamento, ganhos sociais e econômicos da educação, entre outros. A partir dos resultados dos indicadores e de sua análise frente ao cenário internacional, os relatórios e as informações servem aos gestores das políticas educacionais, parlamentares, imprensa e sociedade civil organizada na discussão, formulação e acompanhamento das políticas e ações públicas setoriais.