Institucional 03 de Março de 2020

Manual de Identidade Visual do Inep padroniza aplicação dos logotipos do instituto

Todos os logotipos do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e seus respectivos manuais de identidade visual (MIV) agora estão disponíveis na Central de Conteúdo do portal do instituto, acessível a todos os interessados. Os MIVs reúnem todas as regras para a aplicação do logotipo do instituto e de seus produtos e serviços, funcionando como guias para a uniformização dos padrões de comunicação visual do Inep.

A identidade visual do Inep foi criada em 1973, por Aloisio Magalhães, professor da Escola Superior de Desenho Industrial da Guanabara (ESDI). Aloisio é um dos mais renomados designers brasileiros, tendo criado logotipos dos Correios, Petrobras, Banco Central, Caixa Econômica Federal, Itaú, entre outros. Posteriormente, o Inep desenvolveu a identidade visual de seus principais produtos e serviços, internamente ou por meio de agências de publicidade.

O lançamento dos manuais encerra um trabalho de branding iniciado no começo de 2019. A disponibilização dos documentos visa reforçar a imagem institucional do Inep e de seus produtos e serviços, além de contribuir para a criação de uma cultura de aplicação correta dos elementos estruturais de identidade visual em todos os níveis de informação que o Inep os utiliza.

Como usar – Os manuais de identidade visual apresentam as versões preferenciais para aplicações institucionais ou em comunicação: reserva de integridade (área de não interferência), redução máxima permitida, escalas cromáticas, tipografia, aplicação sobre fundos e regras para assinatura conjunta. Os documentos estão disponíveis nos formatos CDR e PDF. Já os logotipos estão disponíveis em JPG, PDF e PNG.

A utilização comercial da marca Inep e de todos os seus produtos e serviços sem autorização prévia é expressamente proibida e deve ser comunicada à Coordenação de Editoração (Coep) e ao Gabinete da Presidência, por meio da Assessoria de Comunicação (Ascom). Os dois setores estão à disposição para esclarecer dúvidas em relação ao uso da marca e devem ser avisados sobre aplicações fora dos padrões especificados nos MIVs pelos e-mails presidencia.comunicacao@inep.gov.br e editoracao@inep.gov.br.

Conheça a identidade visual do Inep