Celpe-Bras 17 de Março de 2017

Postos Aplicadores do Celpe-Bras ainda têm vagas disponíveis para a 1ª edição de 2017

Ainda há vagas para a primeira edição do Exame de Certificação de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Celpe-Bras) em 2017. As inscrições terminam nesta segunda-feira, 20, e devem ser feitas pelo portal do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pelo Exame, no endereço eletrônico. Do total de 28 postos no Brasil e 58 no exterior, apenas nove estão com vagas esgotadas. Confira na tabela abaixo as vagas disponíveis em cada posto.

Podem participar estrangeiros ou brasileiros cuja língua materna não seja o português e aqueles que já têm o certificado e pretendem alcançar um nível de proficiência mais alto. Além de preencher um formulário é preciso pagar a taxa de inscrição e encaminhar o comprovante de pagamento para o posto aplicador até 22 de março para homologação. As provas da primeira edição de 2017 serão aplicadas entre 23 e 25 de maio e só poderão ser realizadas no posto aplicador escolhido no ato da inscrição.

Nesta edição haverá provas nos seguintes países: África do Sul, Alemanha, Angola, Argentina, Áustria, Bolívia, Brasil, Cabo Verde, Chile, China, Colômbia, Coreia do Sul, Costa Rica, El Salvador, Equador, Espanha, Estados Unidos, França, Guiné-Bissau, Inglaterra, Itália, Líbano, México, Moçambique, Nicarágua, Nigéria, Paraguai, Peru, Polônia, República Dominicana, São Tomé e Príncipe, Suíça, Suriname, Uruguai e Venezuela.

Celpe-Bras – O Celpe-Bras é a única Certificação de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros outorgada e reconhecida oficialmente pelo governo brasileiro. O Exame é dividido em Parte Escrita e Parte Oral. A proficiência é avaliada a partir do desempenho do participante em tarefas que envolvem práticas de uso da Língua Portuguesa que possam ocorrer no cotidiano de uma pessoa que pretende interagir em português.

O Celpe-Bras confere quatro níveis de proficiência em Língua Portuguesa. Para obter o certificado é preciso alcançar, na Parte Escrita e na Parte Oral, pelo menos o nível intermediário. Quando o nível de proficiência em cada Parte é diferente, prevalece o menor resultado. O Celpe-Bras foi aplicado pela primeira vez em 1998. Desde o segundo semestre de 2009, a aplicação do Exame é feita pelo Inep.

  • Clique aqui para ver a relação de Postos Aplicadores
  • Clique aqui para fazer sua inscrição
  • Clique aqui para acessar a Página do Participante
  • Confira aqui as vagas disponíveis em cada Posto Aplicador