Enade 12 de Abril de 2017

Microdados do Enade 2015 estão disponíveis para consulta

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) disponibilizou os microdados do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) 2015, em seu portal (portal.inep.gov.br), nesta quarta-feira, 12. Os microdados são um conjunto de informações detalhadas dos estudantes participantes e dos cursos e instituições de Educação Superior avaliadas na edição. Divulgados desde 2004, eles representam um grande acervo de dados que, se considerados em conjunto com o Conceito Enade, permitem uma série de análises sobre elementos que interferem, e constroem, o desempenho dos estudantes.

Os microdados agilizam e atendem as demandas de informações sobre o Enade, além de garantir a transparência e promover a participação dos diferentes agentes sociais envolvidos nas ações educativas. Para acessar a completa base de dados é necessário ter programas estatísticos específicos.  Os Microdados do Enade 2015 trazem os inputs para a leitura dos arquivos utilizando os softwares SAS e R. Para abrir os dados no SPSS o usuário precisa clicar em “File”, em seguida “Read Text Data” e seguir os passos de importação. As variáveis com casas decimais precisam ser importadas no formato “Comma”.

O Exame - O Enade é um dos instrumentos de aferição de qualidade do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). O exame mensura a qualidade dos cursos por meio do desempenho dos estudantes em relação aos conteúdos programáticos, bem como suas habilidades. O Enade também contribui para a construção de indicadores de qualidade da Educação Superior como o Conceito ENADE, o Conceito Preliminar de Curso (CPC) e o Índice Geral de Cursos (IGC).

O Enade é desenvolvido com o apoio técnico de Comissões Assessoras de Avaliação de Áreas e Comissão Assessora de Avaliação da Formação Geral. Essas comissões, compostas por especialistas de notório saber, atuantes na área, são responsáveis pela determinação das competências, conhecimentos, saberes e habilidades a serem avaliadas e todas as especificações necessárias à elaboração da prova a ser aplicada pelo Enade.

O objetivo do Exame é o acompanhamento do processo de aprendizagem e do desempenho acadêmico dos estudantes em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares do respectivo curso de graduação, suas habilidades para ajustamento às exigências decorrentes da evolução do conhecimento e suas competências para compreender temas exteriores ao âmbito específico de sua profissão, ligados à realidade brasileira e mundial e a outras áreas do conhecimento.

Na edição 2015 foram avaliados estudantes dos cursos de Administração, Administração Pública, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Comunicação Social - Jornalismo, Comunicação Social - Publicidade e Propaganda, Design, Direito, Psicologia, Relações Internacionais, Secretariado Executivo, Teologia, e Turismo; e dos cursos que conferem diploma de tecnólogo em: Comércio Exterior, Design de Interiores, Design de Moda, Design Gráfico, Gastronomia, Gestão Comercial, Gestão da Qualidade, Gestão de Recursos Humanos, Gestão Financeira, Gestão Pública, Logística, Marketing e Processos Gerenciais.

Clique aqui para acessar os microdados do Enade 2015