Enem 26 de Maio de 2020

Inep disponibiliza material inédito sobre critérios de correção da redação para auxiliar na preparação para o exame

Quem fará o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020 terá mais um recurso para os estudos. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) disponibilizou, em seu portal, de forma inédita, as apostilas de capacitação dos corretores de redação, elaboradas para a edição de 2019. O material, direcionado e até então restrito aos corretores, detalha os critérios levados em consideração na correção dos textos. São seis apostilas, divididas pelos módulos do curso. Além de descrever as situações que levam à nota zero, o conteúdo descreve com detalhes as cinco competências avaliadas na redação do Enem.

O material permitirá um aprofundamento dos participantes, professores e estudantes em geral, e complementa outros materiais de estudo que o Inep já disponibilizava, entre eles a Redação no Enem – Cartilha do Participante. Todas as provas do exame, inclusive as acessíveis, também estão disponíveis para download no portal, juntamente com o respectivo gabarito. Além disso, participantes surdos têm todas as questões das videoprovas à disposição na plataforma.

Redação no Enem – A nota da redação tem um importante papel na composição da nota final do participante e, por isso, pode impactar consideravelmente suas perspectivas futuras, tais como ingressar em uma universidade pública ou ter acesso a financiamento e apoio estudantil. Portanto, todos os envolvidos no processo de avaliação têm a grande responsabilidade de entregar aos participantes resultados justos e confiáveis. As apostilas visam garantir que cada avaliador das redações do Enem corrija os textos de modo a aplicar os mesmos critérios, trazendo equidade para o processo.

Confira os manuais de correção da redação do Enem