Ações internacionais 02 de Março de 2020

Inep representa o Brasil em reuniões sobre indicadores educacionais internacionais em Haia, na Holanda

Os indicadores que retratam a organização dos sistemas educacionais e seus resultados econômicos e sociais são temas de dois grupos de trabalho do Programa de Indicadores dos Sistemas Educacionais (Ines) da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). A 23ª Reunião do Grupo de Trabalho sobre Informações do Sistema Educacional (Nesli) e a 23ª Reunião sobre Mercado de Trabalho e Resultados Econômicos e Sociais da Educação (LSO) têm sede em Haia, na Holanda, entre 2 e 6 de março. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) representa o Brasil nas discussões sobre as metodologias para produzir indicadores comparáveis internacionalmente.

Os técnicos dos países-membros e parceiros da OCDE participam de encontros para alinhamento da produção de indicadores relativos aos sistemas educacionais, além de realizar visitas técnicas às escolas do país anfitrião. A Diretoria de Estatísticas Educacionais do Inep exerce a coordenação do Brasil junto ao Ines para a produção das publicações de grande impacto, como o Education at a Glance (EAG), o Education Indicators in Focus (Edif) e o OECD.Stat, entre outros.

Ines – O Inep fornece os dados para o Programa de Indicadores dos Sistemas Educacionais nos quais o Brasil figura. Os indicadores são estabelecidos a partir da interação entre diversos países, membros e parceiros, nas diferentes instâncias técnicas e políticas coordenadas pela OCDE. O Ines busca apresentar os sistemas educacionais dos países, de forma objetiva, a partir de temas-chave relacionados à educação: acesso, trajetória, permanência, financiamento, ganhos sociais e econômicos da educação, entre outros. A partir dos resultados dos indicadores e de sua análise frente ao cenário internacional, os relatórios e as informações servem aos gestores das políticas educacionais, parlamentares, imprensa, pesquisadores e sociedade civil organizada para discussão, formulação e acompanhamento das políticas e ações públicas setoriais.