Enem 17 de Março de 2017

Microdados do Enem 2015 já podem ser consultados

Informações muito específicas sobre o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2015 estão disponíveis no portal do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) desde esta sexta-feira, 17. O instituto publicou os Microdados Enem 2015, que são o menor nível de desagregação de dados referentes ao Exame. Estão disponíveis, por exemplo, os gabaritos, as informações sobre os itens, as notas e o questionário respondido pelos inscritos. A liberação dos microdados permite cruzamentos de dados personalizados, de acordo com o interesse do usuário.

Essas informações estão disponibilizadas no “Dicionário_Microdados_Enem_2015” e as referentes aos itens, em uma planilha específica. O Dicionário também contém informações sobre as demais variáveis das bases disponibilizadas. Os dados são disponibilizados em formato “.csv”, que contém valores separados por delimitador com vírgula. Inputs para a leitura desses arquivos foram elaborados utilizando os softwares SAS e SPSS. Os inputs trazem a possibilidade de carregar os rótulos juntamente com os dados, o que facilita o manuseio pelo usuário, ao tornar sua utilização mais intuitiva e imediata.

Isso não dispensa a consulta ao Dicionário de variáveis e às provas para obter uma compreensão mais completa da organização do banco de dados e da própria estrutura dos instrumentos utilizados. Se o usuário desejar, poderá não usar os inputs para abrir as bases, pois o formato “.csv” também foi adotado por facilitar a leitura dos arquivos, independentemente do software estatístico utilizado.

Para facilitar a utilização dos resultados, o arquivo principal (MICRODADOS_ENEM_2015) contém os questionários respondidos pelos participantes, congregando em um único arquivo as informações disponibilizadas sobre os participantes do Enem.

Enem por Escola – Também foi disponibilizado o arquivo “Enem 2015 por Escola”, que divulga os resultados e as informações contextuais dos estabelecimentos de ensino e abrange os alunos concluintes do ensino médio que participaram do Exame. Eles podem ser acessados de duas maneiras: por meio da “Planilha Enem por Escola” e do “Sistema Enem por Escola”. O sistema tem por objetivo facilitar a busca de informações, utilizando filtros, sobre proficiências médias calculadas para cada uma das áreas de conhecimento, características das escolas e indicadores de nível socioeconômico e formação docente, sem que o usuário precise manipular os microdados. As planilhas também foram disponibilizadas em formato “.ods” para atender à política de dados abertos.

Clique aqui para acessar os Microdados Enem 2015