Manchete Institucional 31 de Julho de 2020

Site do Inep passa a integrar o portal único do Governo Federal e pode ser acessado em gov.br/inep

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) migrou seu portal para o gov.br nesta sexta-feira, 31 de julho. Agora, o novo endereço para acessar notícias, conteúdos institucionais, dados e estudos da autarquia é gov.br/inep. O endereço eletrônico também pode ser acessado diretamente no portal único do Governo Federal. O usuário que acessar a antiga página do Inep será automaticamente direcionado para o novo portal.

A migração do portal institucional para o gov.br faz parte do Programa de Gestão Estratégica e Transformação do Estado (TransformaGov), que visa a unificação e a centralização de serviços digitais e canais do Governo Federal. A nova plataforma está alinhada com as tendências mais recentes de design de experiência e interação do usuário e com as práticas atuais de comunicação governamental em ambientes digitais, utilizadas mundialmente.

“Iniciamos hoje a primeira etapa de mudanças. A plataforma vai facilitar o acesso do cidadão à informação”, destaca o presidente do Inep, Alexandre Lopes. “O processo é contínuo e será aperfeiçoado ao longo do tempo. Com isso, o Inep dá mais um passo para a disseminação de informações sobre educação.” O processo de migração teve início em 2019, quando foi definido um grupo de trabalho com representantes de todas as áreas do instituto.

Fases – A migração será em duas fases, em função do volume de conteúdo do portal do Inep, detentor do maior banco de dados da educação brasileira e repositório dos estudos da área. Nesta primeira fase, foram migrados o acervo de notícias e a agenda de autoridades, assim como a seção Acesso à Informação. As páginas institucionais das iniciativas do Inep e os acervos da linha editorial e de Dados Abertos serão transferidos na segunda fase da migração, que será concluída até o final de novembro. Como a migração de alguns conteúdos segue em andamento, o site antigo do Inep continuará disponível, mas com acesso apenas pelo novo portal.

Novidades – O novo portal do Inep conta com a seção Composição, área inédita que reúne informações do quadro de autoridades do órgão e as competências de cada área. As três áreas de atuação do Inep – Avaliações e Exames Educacionais, Pesquisas Estatísticas e Indicadores Educacionais, Gestão do Conhecimento e Estudos Educacionais – e suas respectivas iniciativas passam a ser acessadas por meio do menu Assuntos, que também reúne as notícias e os eventos, este último também uma seção inédita.

Gov.br – Até dezembro de 2020, os sites da administração federal estarão integrados no gov.br, tornando o portal do Governo Federal a entrada única para as páginas institucionais e serviços. O processo é conduzido pela Presidência da República, por meio da Secretaria de Modernização do Estado (Seme); pelo Ministério da Economia, por meio da Secretaria de Governo Digital; e pelo Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), detentor da plataforma Plone.

Acesse o novo site do Inep no portal gov.br