Sinaes 18 de Janeiro de 2007

Portal Sinaes mostra panorama da Educação Superior no Brasil

Os dados da educação superior brasileira coletados pelo Inep estão disponíveis a toda a sociedade. Para garantir o acesso a essas informações, foi lançado, no final do ano passado, o Portal Sinaes ( http://sinaes.inep.gov.br:8080/sinaes), contendo estatísticas produzidas desde 1991 e atualizadas permanentemente. Alguns dos números de 2007 já estão inclusive disponíveis.

O portal possibilita ao cidadão comum a consulta e compreensão de dados até então acessíveis apenas a especialistas, estatísticos e gestores. A navegação é bastante simples. Logo na página de abertura, do lado direito da tela, o internauta recebe a orientação: "Este é o espaço público onde você acessa informações sobre cursos, instituições e docentes da Educação Superior do Brasil". Logo abaixo, três opções: indicadores para conhecer o perfil de uma instituição ou de um curso específico; indicadores gerais sobre a Educação Superior brasileira e, ainda, o sistema de buscas, que possibilita encontrar os docentes, os cursos e as instituições de educação superior.

Também nessa primeira página, há opção para entrada no Ambiente Docente, um espaço de interlocução do professor com o Inep. Ali, ele preenche seus dados pessoais e atualiza permanentemente seu cadastro. Essas informações são utilizadas pelo Inep quando do processo de escolha de novos avaliadores ou para agregar os dados do Cadastro Nacional de Docentes.

O docente tem acesso às mesmas informações que os demais. A todos, o Portal Sinaes possibilita consultas como números de cursos e o tipo de profissionais que se formam em cada cidade, estado, região ou em todo o País. Permite ainda que o interessado encontre uma graduação a distância dentro de seu interesse, bem como análises comparativas da qualidade dos cursos.

Estão integrados, no Portal Sinaes, o Cadastro Nacional de Docentes da Educação Superior, os últimos 15 anos do Censo da Educação Superior, o Currículo Lattes do CNPq, o Cadastro Nacional de Cursos Lato Sensu, o Cadastro de Cursos de Graduação e Instituições de Educação Superior e o Banco de Avaliadores do Sinaes. Em breve serão agregados ainda os dados do Enade e do extinto Provão: resultados, relatórios finais e as estatísticas do questionário sócio-econômico aplicado anualmente aos participantes do exame e aos coordenadores dos cursos pertencentes às áreas avaliadas em cada edição. Futuramente, todos os pareceres e conceitos das avaliações in loco de cursos e instituições também estarão disponíveis.

Assessoria de Comunicação do Inep