Sinaes 01 de Agosto de 2006

Prazo para inscrição de novos avaliadores da Educação Superior termina em 4 de agosto

Termina na próxima sexta, 4 de agosto, o período para indicação ou auto-inscrição de candidatos a avaliadores de Instituições de Educação Superior (IES) e de cursos de graduação. Os selecionados passarão a compor o Banco de Avaliadores do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (BASis) e, após serem capacitados, farão parte da base a partir da qual serão montadas as comissões que realizarão as avaliações in loco.

Para indicar candidatos, ou proceder à auto-inscrição, é necessário preencher as informações solicitadas no endereço:http://sinaes.inep.gov.br:8080/sinaes. As indicações podem ser realizadas pelos conselhos superiores das IES, por colegiados responsáveis pelos cursos de graduação e entidades científicas e educacionais.

Já a auto-inscrição, que também funciona como confirmação de interesse por parte dos indicados anteriormente, cabe aos docentes. Sendo que mesmo aqueles que já fazem parte do banco de avaliadores do Inep deverão se reinscrever, a fim de se adequarem aos novos critérios de seleção e procedimentos operacionais, instituídos pelo Ministério da Educação em maio deste ano ( Ver Portaria MEC Nº 1.027/2006).

A indicação ou a auto-inscrição de avaliadores deve atender, na íntegra, aos critérios definidos pela Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior (CONAES): ter título de Doutor, pelo menos cinco anos na docência em nível superior (imprescindível para avaliadores de curso) e no mínimo 3 anos na gestão educacional (imprescindível para avaliadores de instituições de educação superior). Além disso, os docentes devem ter o Currículo Lattes atualizado para o ano de 2005 e precisam estar registrados no Cadastro de Docentes ou no Banco Complementar do Inep. Docentes aposentados e técnicos administrativos também poderão fazer parte do BASis, desde que atendam aos requisitos acima.

O Inep e a Comissão Técnica de Acompanhamento da Avaliação (CTAA) farão a seleção dos inscritos, considerando, entre outros, os seguintes aspectos: tempo de docência e titulação; produção científica; participação em Comissões dentro e fora da IES; cargos (de direção, coordenação de curso, chefe de departamento, diretor de unidade, pró-reitor, reitor, membro de colegiados superiores etc); participação em Entidades Científicas; presidência de Entidades Científicas ou de Fóruns de Entidades ligadas à educação superior; experiência em avaliação; indicação pelos pares da própria IES e número de indicações pelos pares de outras IES e cursos.

Assessoria de Comunicação do Inep