Encceja 06 de Dezembro de 2019

Resultados do Encceja Nacional Regular 2019 estão disponíveis para participantes

Os resultados individuais do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2019 já podem ser consultados. O acesso às notas na página do Encceja exige CPF e senha. Quem obteve a nota mínima exigida em todas as quatro áreas de conhecimento e na redação terá o certificado do ensino fundamental ou médio emitido pelas Secretarias de Estado de Educação. Os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia que firmaram adesão ao Encceja também são certificadores do exame, porém somente do ensino médio. Esta edição do exame teve recorde de participantes presentes: 1.185.945, o que representa um aumento de 45% em relação à edição do ano passado.

Aqueles que obtiveram a nota mínima apenas em algumas áreas de conhecimento terão direito à declaração parcial de proficiência. Com a declaração, o participante fica liberado para se inscrever na próxima edição do exame nas áreas em que não alcançou as notas necessárias para o certificado de conclusão. O participante que fez o exame deve procurar a instituição certificadora que selecionou durante a inscrição.

Encceja – Desde 2002, o Inep é responsável pela aplicação do Encceja no Brasil e no exterior. O exame visa aferir competências, habilidades e saberes de jovens e adultos que não concluíram o ensino fundamental ou o ensino médio na idade adequada. O Encceja Exterior é aplicado em parceria com o Ministério das Relações Exteriores.

Saiba mais no Guia de Certificação do Encceja

Acesse o Sistema Encceja

Leia o edital do Encceja 2019