Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por Instituição de Educação Superior Estrangeira (Revalida)

Imagem do médico com logo do revalida

O Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por Instituição de Educação Superior Estrangeira (Revalida) é aplicado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) desde 2011, em colaboração com a Subcomissão de Revalidação de Diplomas Médicos. A revalidação do diploma é de responsabilidade de instituições de educação superior públicas que aderem ao instrumento unificado de avaliação representado pelo Revalida.

O exame avalia médicos formados no exterior, com parâmetros e critérios isonômicos, adequados para aferição de equivalência curricular e definição da correspondente aptidão para o exercício profissional da medicina no Brasil. Para isso, avalia as habilidades e competências dos participantes segundo as exigências de formação correspondentes aos diplomas de médicos obtidos nas universidades brasileiras, de acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Medicina

Antes da ação articulada entre os ministérios da Educação e da Saúde, que criaram o exame, a revalidação era restrita ao Procedimento Ordinário de Revalidação de Diplomas. Como instrumento unificado de avaliação, o Revalida tornou o procedimento mais acessível e permitiu atender o grande fluxo de graduados em escolas médicas no exterior.

Público Alvo

Imagem de médicos em uma mesa de cirurgia.

O Revalida subsidia o processo de revalidação dos diplomas de médicos que se formaram no exterior e querem atuar no Brasil. O exame é direcionado tanto aos estrangeiros formados em medicina fora do Brasil quanto aos brasileiros que se graduaram em outro país e querem exercer a profissão em sua terra natal.

Para participar do Revalida os profissionais formados em medicina em instituições de educação superior estrangeiras devem atender aos seguintes requisitos:

  • ser brasileiro(a) ou estrangeiro em situação legal de residência no Brasil;
  • enviar imagens do diploma (frente e verso), como solicitado pelo sistema de inscrição;
  • ter registro no Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) emitido pela Receita Federal do Brasil;
  • ser portador de diploma médico expedido por instituição de ensino superior estrangeira, reconhecida no país de origem pelo seu ministério da educação ou órgão equivalente, autenticado pela autoridade consular brasileira ou pelo processo de Apostilamento da Haia, regulamentado pela Convenção de Apostila da Haia, tratado internacional promulgado pelo Brasil por intermédio do Decreto nº 8.660, de 29 de janeiro de 2016.

Estrutura do Exame

O Revalida é um rigoroso processo avaliativo, dividido em duas etapas eliminatórias aplicadas em momentos distintos: prova escrita e prova de habilidades clínica. O Exame é fundamentado na demonstração de conhecimentos, habilidades e competências necessárias ao exercício da medicina. A aprovação nas duas etapas da avaliação é um demonstrativo da competência técnica (teórica e prática) do médico graduado para o exercício profissional.

Primeira etapa – Avaliação Escrita

Composta por uma prova objetiva com 100 questões de múltipla escolha, e uma prova discursiva, com cinco questões. Os participantes têm cinco horas para resolver a prova objetiva, pela manhã, e quatro horas para realizar a prova discursiva, no período da tarde.

Segunda etapa – Avaliação de Habilidades Clínicas

O participante executa dez tarefas para uma banca examinar suas habilidades para o exercício da função médica. Para isso, percorre dez estações resolvendo tarefas como: a investigação de história clínica, a interpretação de exames complementares, a formulação de hipóteses diagnósticas, a demonstração de procedimentos médicos, o aconselhamento a pacientes ou familiares, entre outras.

Contato

Dúvidas, sugestões, demandas, reclamações e elogios deverão ser registrados no Fale Conosco do Inep/MEC, por meio do autoatendimento. Após informar login e senha cadastrados no acesso, escolha as opções Inep e, posteriormente, selecione Revalida.

Perfil do Participante

Evolução do perfil de participantes por nacionalidade

Evolução do perfil de participantes por origem do diploma

Total de participantes por edição

2011 - 536
2012 - 782 
2013 - 1595
2014 - 1999
2015 - 3993

Página atualizada em: 14 maio 2020