Voltar

As metas de universalização da educação básica no Plano Nacional de Educação o desafio do acesso e a evasão dos jovens de famílias de baixa renda no Brasil

As metas de universalização da educação básica no Plano Nacional de Educação o desafio do acesso e a evasão dos jovens de famílias de baixa renda no Brasil (Versão 1.3)

Miniatura Uploads feitos por Test, 14/09/16 10:29
As metas do Plano Nacional de Educação (PNE) de atingir a universalização da escola básica e o problema da evasão escolar, em particular dos jovens de famílias de baixa renda, são analisados como fenômenos relacionados. O artigo discute o conceito de acesso em uma perspectiva histórica e os limites dos indicadores mais utilizados e propõe as curvas de acesso como indicadores complementares para se avaliar o acesso à educação básica em uma concepção universal e integral. O artigo investiga em que fase do ciclo escolar a evasão ocorre, quais as tendências nos últimos anos e quais as perspectivas de se alcançar as metas 2 e 3 do PNE até 2024.
Publicação: Séries Séries » Série PNE em Movimento
1 de 52

Versão 1.3

Última atualização por Lilian DOS SANTOS LOPES
03/07/17 16:57
Estado: Aprovado
As metas do Plano Nacional de Educação (PNE) de atingir a universalização da escola básica e o problema da evasão escolar, em particular dos jovens de famílias de baixa renda, são analisados como fenômenos relacionados. O artigo discute o conceito de acesso em uma perspectiva histórica e os limites dos indicadores mais utilizados e propõe as curvas de acesso como indicadores complementares para se avaliar o acesso à educação básica em uma concepção universal e integral. O artigo investiga em que fase do ciclo escolar a evasão ocorre, quais as tendências nos últimos anos e quais as perspectivas de se alcançar as metas 2 e 3 do PNE até 2024.
Baixar (2,6MB) Get
Histórico da versão
Versão Data Tamanho  
1.3 1 Mês atrás 2,6MB
1.2 7 Meses atrás 2,4MB
1.1 10 Meses atrás 2,4MB
1.0 11 Meses atrás 2,5MB

Publicações mais Recentes

O EFEITO DA FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR SOBRE O DESEMPENHO ESCOLAR EM MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL ›

Este artigo utiliza métodos quase-experimentais para estimar os efeitos da formação inicial dos professores de matemática de 4º e 5º anos do ensino fundamental em escolas públicas brasileiras sobre o desempenho dos alunos, por meio de um modelo de valor adicionado. Foram adotados procedimentos para contornar o problema de endogeneidade existente em relação à formação dos professores, que poderia tornar os estimadores de mínimos quadrados ordinários inconsistentes.

Políticas públicas para formação de professores ›

As ações voltadas para a formação de professores estão inseridas nas políticas educacionais – este é um conceito amplo e engloba tudo aquilo que um governo faz ou deixa de fazer ...

PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO - Política de Estado para a educação brasileira ›

É propósito deste artigo retomar, historicamente, a relação entre planejamento no Brasil e os planos nacionais de educação, analisando, com especial ênfase, o Plano Nacional de Educação (PNE) 2014-2024, seus limites ...