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Manual para Classificação dos Cursos de Graduação e Sequenciais - Cine Brasil 2018

Manual para Classificação dos Cursos de Graduação e Sequenciais - Cine Brasil 2018 (Versão 1.2)

Miniatura Uploads feitos por Daniel Fonseca e Caixeta, 27/05/19 09:05
O Manual para Classificação dos Cursos de Graduação e Sequenciais apresenta a estrutura da Classificação Internacional Normalizada da Educação adaptada em 2018 para os cursos de graduação e sequenciais do Brasil (Cine Brasil 2018) e os procedimentos para classificá-los, tendo como objetivo orientar as instituições de educação superior (IES) a realizarem a classificação adequada de seus cursos. Para a elaboração da Cine Brasil 2018, adotou-se a metodologia estabelecida para a International Standard Classification of Education – Fields of Education and Training (Isced-F 2013), produzida pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), com adequações à realidade educacional brasileira. Considerou-se, ainda, a versão 2000 da Cine Brasil, até então adotada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), mas que se tornou desatualizada, por não contemplar alterações das normas da educação superior no país decorrentes da transformação e expansão desse nível de ensino. Ao propor a Isced, a Unesco tem como um de seus objetivos orientar a compilação e a análise de estatísticas educacionais em níveis nacional e internacional, de modo a fornecer informações e indicadores que permitam comparar e analisar realidades educacionais e orientar o planejamento e avaliação das políticas na área. As necessidades de comparabilidade internacional e de adequação ao contexto da educação superior brasileira são refletidas na Cine Brasil 2018, tanto em sua metodologia de elaboração quanto na classificação de cursos. Recomenda-se a leitura deste manual, com vistas a conhecer a estrutura de organização dos níveis de classificação de um curso de graduação ou sequencial e o princípio básico que a rege, as definições de áreas e os cinco fluxogramas de orientação do processo de classificação.
Publicação: Institucionais Institucionais » Avaliação da Educação Superior Publicações em destaque
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Versão 1.2

Última atualização por Daniel Fonseca e Caixeta
27/05/19 09:12
Estado: Aprovado
O Manual para Classificação dos Cursos de Graduação e Sequenciais apresenta a estrutura da Classificação Internacional Normalizada da Educação adaptada em 2018 para os cursos de graduação e sequenciais do Brasil (Cine Brasil 2018) e os procedimentos para classificá-los, tendo como objetivo orientar as instituições de educação superior (IES) a realizarem a classificação adequada de seus cursos. Para a elaboração da Cine Brasil 2018, adotou-se a metodologia estabelecida para a International Standard Classification of Education – Fields of Education and Training (Isced-F 2013), produzida pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), com adequações à realidade educacional brasileira. Considerou-se, ainda, a versão 2000 da Cine Brasil, até então adotada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), mas que se tornou desatualizada, por não contemplar alterações das normas da educação superior no país decorrentes da transformação e expansão desse nível de ensino. Ao propor a Isced, a Unesco tem como um de seus objetivos orientar a compilação e a análise de estatísticas educacionais em níveis nacional e internacional, de modo a fornecer informações e indicadores que permitam comparar e analisar realidades educacionais e orientar o planejamento e avaliação das políticas na área. As necessidades de comparabilidade internacional e de adequação ao contexto da educação superior brasileira são refletidas na Cine Brasil 2018, tanto em sua metodologia de elaboração quanto na classificação de cursos. Recomenda-se a leitura deste manual, com vistas a conhecer a estrutura de organização dos níveis de classificação de um curso de graduação ou sequencial e o princípio básico que a rege, as definições de áreas e os cinco fluxogramas de orientação do processo de classificação.
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