Centro de Informação e Biblioteca em Educação

Cibec - Centro de Informação e Biblioteca em Educação

O Cibec é um centro de gestão do conhecimento educacional, preservação da memória institucional e prestação de serviços de informação, com quatro áreas de atuação: arquivo histórico, biblioteca, terminologia e serviço de acesso a dados protegidos.

O Centro de Informação e Biblioteca em Educação foi criado em 1981, a partir da fusão de 11 bibliotecas do Ministério da Educação (MEC). O Decreto-lei nº 580, de 30 de julho de 1938, entretanto, já previa na estrutura do Inep uma seção de documentação e intercâmbio, além de uma  biblioteca pedagógica. As atribuições atuais do Cibec, como centro de documentação e de informação, portanto, cumprem essa função.

Áreas de Atuação

Arquivo Histórico: preservação, conservação, disseminação de documentos históricos.

Biblioteca: preservação, conservação, processamento, disseminação de informações educacionais.

Terminologia: gerenciamento do processo de manutenção e atualização do Thesaurus Brasileiro da Educação (Brased) e do Banco de Dados Terminológicos do Setor Educacional do Mercosul (BDT/SEM).

Serviço de Acesso a Dados Protegidos (Sedap): gerenciamento do atendimento aos pesquisadores internos e externos ao Inep, por meio digital ou pelo acesso à Sala Segura do Sedap.

Horário de Funcionamento

De segunda a sexta-feira, das 9h às 19h

Página atualizada em: 21 novembro 2018