Perguntas Frequentes

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1. Participação

1. Para quais escolas são gerados resultados no Saeb?

2. As escolas são obrigadas a participar do SAEB?

Não. A participação no Saeb é voluntária. 

3. As escolas públicas precisam fazer adesão?

Não. A adesão é somente para escolas privadas que possuam 3ª ou 4ª série do Ensino Médio.

4. Há um número mínimo de participantes na escola para a divulgação dos resultados?

Para a divulgação dos resultados de desempenho de cada escola é estabelecido o critério de participação mínima de 80% de participantes nas provas de Leitura e Matemática, em relação ao número de matrículas declaradas ao Censo Escolar.

5. Se a escola tiver menos de 10 alunos matriculados ela faz a prova?

Em 2017 o critério é de pelo menos 10 alunos para participação, e os resultados só são divulgados para escolas que possuam 80% de alunos presentes no momento da aplicação, que é realizada em papel impresso.  Informações sobre o cálculo do IDEB, favor consultar http://portal.inep.gov.br/web/guest/ideb

6. Qual é a participação das Secretarias Estaduais e Municipais de Educação e das escolas?

As secretarias de Educação são a ligação do Inep/MEC com todas as escolas avaliadas – sejam estaduais ou municipais - e ajudam a articular a aplicação da prova em cada unidade da federação.

2. Escolas Privadas

1. Escolas sorteadas na amostra da ANEB terão algum custo para participar do SAEB 2017?

As escolas que participarem da parte amostral no Ensino Médio ficam isentas do pagamento de taxa de adesão. Ao aceitar participar da amostra, essas escolas são automaticamente incluídas no processo de divulgação de resultados por escola (respeitando-se o critério de participação mínima de 80% dos estudantes presentes no momento da aplicação).

2. Como a escola privada pode participar por adesão do SAEB 2017?

Escolas privadas com 3ª série do Ensino Médio (ou 4ª, quando for série concluinte), podem participar por adesão, a ocorrer entre 27 de junho a 14 de julho em sistema online . São requisitos: participação no Censo 2016 e 2017, com pelo menos 10 alunos matriculados e pagamento de taxa de adesão.

3. As escolas públicas precisam fazer adesão?

Não. A adesão é somente para escolas privadas que possuam 3ª ou 4ª série do Ensino Médio.

4. As escolas privadas deverão obrigatoriamente participar da prova?

Não, as escolas privadas poderão optar participar, seja por amostra (se for sorteado) ou por adesão no Ensino Médio (mediante assinatura de termo e pagamento de taxa).

5. Qual a taxa de adesão para as turmas de 3ª ou 4ª série do Ensino Médio?

O valor fixado por meio de Guia de Recolhimento da União (GRU) é de acordo com os dados do Censo da Educação Básica de 2016, nas seguintes faixas:

a) entre 10 e 50 alunos matriculados em turmas de 3ª ou 4ª série de Ensino Médio: R$ 400,00.
b) entre 51 e 99 alunos matriculados em turmas de 3ª ou 4ª série de Ensino Médio: R$ 2.000,00.
c) a partir de 100 alunos matriculados em turmas de 3ª ou 4ª série de Ensino Médio: R$ 4.000,00

6. Escolas privadas de 5º e 9º ano poderão aderir ao SAEB 2017?

Escolas privadas de 5º ano e/ou 9º ano do Ensino Fundamental somente participarão em caráter amostral, sem divulgação de boletim individual de resultados. Essa participação é muito importante para composição de resultados por UF e Brasil.

7. Como é a participação das escolas que possuem o mesmo nome e utilizam códigos diferentes no INEP?

Todas as ações do Inep tem como base o código da escola (8 dígitos), independente dos nomes que adotam.

8. O Serviço Social da Indústria – SESI trabalha com a oferta do Ensino Fundamental e poderá aderir para participar da edição 2017 do Saeb?

O SESI (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) é uma entidade de direito privado, como previsto no Decreto nº 494, de 10 de janeiro de 1962 e participa como escola privada: por amostra (se for sorteado) ou por adesão no Ensino Médio (mediante assinatura de termo e pagamento de taxa).

3. Aplicação

1. Quando será a aplicação do Saeb em 2017?

O período previsto para aplicação dos instrumentos do Saeb 2017 é de 23 de outubro a 03 de novembro de 2017.

2. A aplicação ocorre em quantos dias?

A aplicação dos testes e questionários da Aneb/Anresc ocorre em um único dia.

3. Quando ocorrerá o agendamento da aplicação em 2017?

A partir de setembro a empresa aplicadora entrará em contato com a escola para agendar de comum acordo o dia exato da aplicação, dentro do período estipulado.

4. Qual o tempo de realização das Provas?

O tempo total estipulado para a realização das provas é de 2 horas e 30 minutos.

5. Como a prova é organizada?

Ao todo, são confeccionados 21 tipos diferentes de cadernos de prova para cada ano/série, sendo que cada aluno responde a apenas um caderno de prova. Desta forma, dois alunos não respondem necessariamente às mesmas questões.

6. Além do caderno de provas, os estudantes respondem a outros instrumentos na Aneb e Anresc/Prova Brasil?

Os alunos deverão responder a um questionário socioeconômico e cultural, com questões, que serve para a caracterização dos estudantes.

7. Os estudantes com deficiência tem apoio ou atendimento especializado para a realização da Prova?

Os estudantes com deficiência devem ser atendidos com os mesmos recursos e profissionais oferecidos pela escola cotidianamente. Nesses casos o Inep disponibiliza um aplicador extra para acompanhamento da avaliação. Os estudantes também tem o direito de tempo adicional para realização dos testes e preenchimento dos questionários.

8. Quais os instrumentos respondidos por professores, gestores e escola?

Professores de Língua Portuguesa e Matemática das séries avaliadas, além dos gestores das escolas, também são convidados a responder questionários que possibilitam conhecer a formação profissional, práticas pedagógicas, nível socioeconômico e cultural, estilos de liderança e formas de gestão. Os questionários destinados aos professores e diretores são entregues pelos aplicadores antes da realização dos testes por parte dos alunos e devem ser recolhidos ao final da prova.

São coletadas ainda informações sobre o clima acadêmico da escola, clima disciplinar, recursos pedagógicos disponíveis, infraestrutura e recursos humanos. Na mesma ocasião, os aplicadores dos testes preenchem um formulário sobre as condições de infraestrutura das escolas que participam da avaliação. De posse desses dados, é possível estudar os principais fatores associados ao desempenho dos alunos.

4. Cálculo de Proficiência

1. Como são calculados os resultados do Saeb?

Os resultados do Saeb não vão de zero a dez, mas sim de zero a 500. Os resultados são apresentados em uma escala de desempenho capaz de descrever, em cada nível, as competências e as habilidades que os estudantes desses sistemas demonstram ter desenvolvido. Há uma escala descrita para as habilidades em Língua Portuguesa e outra para Matemática.

Dentro de cada uma das disciplinas a escala é única e acumulativa, para todas as séries avaliadas: a lógica é a de que quanto mais o estudante caminha ao longo da escala, mais habilidades terá acumulado. Portanto, é esperado que alunos do 5° ano alcancem médias numéricas menores que os de 9° ano e estes alcancem médias menores que as alcançadas pelos alunos de 3º ano do ensino médio.

2. O aluno recebe algum resultado?

Não há boletim individual de desempenho na Aneb e na Anresc/Prova Brasil. Os resultados são calculados para as escolas e redes de ensino (municipais, estaduais e federal).

3. As avaliações são utilizadas no Ideb?

Sim. Os resultados da Aneb e da Anresc/Prova Brasil, e as taxas de rendimento escolar, informação prestada pelas escolas através do Censo Escolar são utilizados no cálculo do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

4. Os resultados podem ser comparados ao longo dos anos?

Sim. A metodologia utilizada permite que se compare o desempenho das redes e escolas ao longo do tempo. Assim, enquanto determinadas avaliações não permitem a comparação em função de graus diferentes de dificuldade em suas edições, os instrumentos utilizados na Aneb e Anresc /Prova Brasil permitem fazer tal comparação.

5. Divulgação de Resultados

1. Como é feita a divulgação dos resultados do Saeb para a escola?

A partir de 2011, a divulgação dos resultados do Saeb passou a ser dividida em três etapas: divulgação preliminar, interposição de recursos e divulgação dos resultados finais. A divulgação preliminar é uma etapa restrita aos gestores escolares. Por meio de um sistema eletrônico, os diretores podem consultar, em um período específico determinado em portaria, os resultados preliminares da avaliação. Essa consulta apresenta o quantitativo de alunos participantes, a média e a distribuição dos estudantes na escala de proficiência. É possível então interpor recurso. Só depois de analisados os recursos é feita a divulgação final, aberta ao público.

2. Quais as informações disponibilizadas no Boletim da escola do SAEB?

 

 

 

3. Os resultados por UF, Região e Brasil são gerados a partir de quais escolas?

6. Conteúdo Pedagógico

1. O que é avaliado na Aneb/Anresc (Prova Brasil)?

Habilidades em Língua Portuguesa (foco em leitura) e Matemática (foco na resolução de problemas)

2. O que são as matrizes de referência?

O termo matriz de referência é utilizado especificamente no contexto das avaliações em larga escala para indicar habilidades a serem avaliadas em cada etapa da escolarização e orientar a elaboração de itens de testes e provas, bem como a construção de escalas de proficiência que definem o que e o quanto o aluno realiza no contexto da avaliação. Essas matrizes reúnem o conteúdo em cada disciplina e ano/série a ser avaliado no SAEB e estão disponibilizados aqui.

3. As matrizes de referência são equivalentes às matrizes curriculares?

As matrizes de referência não podem ser confundidas com as matrizes curriculares, pois não englobam todo o currículo escolar. Também não podem ser confundidas com procedimentos, estratégias de ensino ou orientações metodológicas, pois é um recorte sobre os conteúdos curriculares estabelecidos para determinada etapa ou ciclo escolar.

As matrizes atuais de Língua Portuguesa e Matemática da Aneb e Anresc/Prova Brasil foram estabelecidas em 2001, em substituição a matrizes anteriores, e por sua vez devem ser revistas em decorrência do estabelecimento da base nacional comum curricular prevista no Plano Nacional de Educação (Lei Nº 13.005/2014).

4. O que são descritores?

As matrizes de referência estão subdivididas em tópicos ou temas e estes, em descritores.

Cada descritor é uma associação entre conteúdos curriculares e operações mentais desenvolvidas pelos alunos, que traduzem certas competências e habilidades. Os descritores, portanto, especificam o que cada habilidade implica e são utilizados como base para a construção dos itens das diferentes disciplinas. Cada descritor dá origem a diferentes itens e, a partir das respostas dadas, verifica-se quais habilidades os alunos efetivamente desenvolveram.

5. O que cai na prova de Língua Portuguesa?

Os testes de Língua Portuguesa Aneb e Anresc/ Prova Brasil têm como foco a leitura. Seu objetivo é verificar se os alunos são capazes de apreender o texto como construção de conhecimento em diferentes níveis de compreensão, análise e interpretação. A alternativa por esse foco parte da proposição de que ser competente no uso da língua significa saber interagir, por meio de textos, em qualquer situação de comunicação.

Os conhecimentos e competências linguísticas esperadas para cada etapa estão indicadas nos descritores da Matriz de Referência de Língua Portuguesa, dividida em 3º série do ensino médio, 9° e 5° anos do Ensino Fundamental.

6. O que cai na prova de Matemática?

O conhecimento de matemática na Aneb e Anresc/ Prova Brasil deve ser demonstrado por meio da resolução de problemas. São consideradas capacidades como: observação, estabelecimento de relações, comunicação (diferentes linguagens), argumentação e validação de processos. A prova estimula formas de raciocínio como intuição, indução, dedução e estimativa. Essa opção traz implícita a convicção de que o conhecimento matemático ganha significado quando os alunos têm situações desafiadoras com as quais lidar e trabalham para desenvolver estratégias de resolução.

Os conhecimentos e competências matemáticas esperadas para cada etapa estão indicadas nos descritores da Matriz de Referência de Matemática, dividida em 5º e 9º ano do Ensino Fundamental e 3º série do Ensino Médio.

7. É possível disponibilizar provas aplicadas em anos anteriores?

Os cadernos de prova e gabaritos do SAEB não são divulgados. Para fins de pesquisa, recomendamos o acesso a questões comentadas e alguns exemplos de provas da Aneb e Anresc /Prova Brasil ou o uso da Plataforma Devolutivas.

O que vou encontrar na Plataforma Devolutivas:

1. Itens da Prova Brasil comentados por especialistas;
2. Visualização de itens e informações associadas a partir de filtros como: objeto do conhecimento, processo cognitivo, ano, dificuldade;
3. Proficiências dos alunos e dados de contexto para escolas, Municípios, Estados e do Distrito Federal;
4. Possibilidade de comparação de resultados;
5. Entendimento da gradação de níveis de dificuldade de conhecimentos e habilidades a partir da integração escala e itens;
6. Possibilidade favoritar itens e montar um caderno de provas;
7. Visualização de itens e informações associadas a partir de filtros como: ano, processo cognitivo, conteúdo.

Página atualizada em: 28 junho 2017