Thesaurus Brasileiro da Educação
O thesaurus é um instrumento que reúne termos escolhidos a partir de uma estrutura conceitual previamente estabelecida e destinados à indexação e à recuperação de documentos e informações num determinado campo do saber.
O Thesaurus Brasileiro da Educação (Brased) é um vocabulário controlado que reúne termos e conceitos, extraídos de documentos analisados no Centro de Informação e Biblioteca em Educação (Cibec), relacionados entre si a partir de uma estrutura conceitual da área. Estes termos, chamados descritores, são destinados à indexação e à recuperação de informações. Não é simplesmente um dicionário, mas um instrumento que garante aos documentalistas e pesquisadores o processamento e a busca destas informações.
As principais características que diferenciam um thesaurus de um simples vocabulário controlado são:
- No thesaurus, cada termo corresponde a um conceito. Uma vez aceito, esse termo se torna um "descritor" ou um "indexador". Caso o termo não seja aceito como "descritor", ele pode ser aceito como "remissivo", isto é, remete para um termo autorizado (descritor).
- Todos os termos estão relacionados entre si. Nenhum termo pode figurar no thesaurus sem estar relacionado a algum outro, sendo essa relação determinada pelo seu significado.
- A conceituação dos termos e as relações entre eles são definidas pelo sistema ontológico da área e pelo estudo de cada termo.
Além da sua capacidade de organização, o thesaurus também tem um valor didático, porque utiliza conceitos específicos da área do conhecimento que contempla e permite, por meio das relações entre os termos, a melhor compreensão da área.
Matriz Conceitual
Todos os termos de um thesaurus são selecionados e estruturados a partir de uma Matriz Conceitual da área. Para conceber o Thesaurus Brased, partiu-se do princípio de que a educação é o processo pelo qual o ser humano (indivíduo e coletividade) desenvolve seu intelecto, suas potencialidades, sua cultura, satisfaz suas necessidades e se torna agente de sua história interagindo constantemente com o meio. A matriz conceitual do Thesaurus Brased, portanto, coloca a humanidade no centro do sistema educacional, como mostra a imagem abaixo.
O Thesaurus Brased insere a educação dentro do contexto global, sem o qual não é possível compreendê-la. Na definição de seu âmbito temático foram levadas em consideração áreas que estão relacionadas com a educação. Um thesaurus de Educação, dessa forma concebido, atenderá às exigências teóricas e concretas do pensar, fazer e gerir educação dentro de uma sociedade em desenvolvimento.
De acordo com a matriz conceitual, o Thesaurus Brased compõe-se de quatro campos (ou subáreas), que delimitam a abrangência da educação.
100 - Contexto da Educação | A educação da humanidade se realiza dentro da realidade global e em interação com esta; fora desta não há educação. |
200 - Escola como instituição social | A Escola é a educação institucionalizada; na sociedade politicamente organizada, de fato, encontraremos todas as condições para que a educação da humanidade aconteça socialmente . |
300 - Fundamentos da Educação | A educação é o principal processo do desenvolvimento humano, que é pluri e interdisciplinar, isto é, muitas ciências fundamentam e integram o processo e a ação educativos. |
400 - Educação: princípios, conteúdo e processo | A humanidade evolui interagindo constantemente com o meio: é a educação propriamente dita com seus princípios, conteúdo e processo. |
Há, ainda, o campo 900, que não é formado por descritores temáticos, mas auxilia o uso do Thesaurus.
900 - Identificadores e especificadores de informação | Campo que classifica e complementa as informações relacionadas aos quatro primeiros. |
Histórico
O Thesaurus Brasileiro da Educação começou a ser desenvolvido em 1980, sob a coordenação do professor Gaetano Lo Monaco. Foi criado para facilitar a pesquisa em educação. É um thesaurus pioneiro desta área no Brasil. O diferencial do Brased em relação a outros vocabulários controlados de educação do País é que os termos são selecionados e estruturados dentro de uma matriz conceitual, elaborada a partir de uma análise crítica da realidade educacional e de seu contexto.
A base conceitual na qual o Thesaurus Brased foi desenvolvido considera a educação em seu contexto global e interdisciplinar, o que permite ao estudioso analisá-la e compreendê-la em profundidade.
A origem do Thesaurus Brased é marcada por quatro datas principais:
1980: Inicia-se, em serviço, a listagem dos termos coletados durante a análise de documentos e na consulta a outras fontes, entre as quais o Thesaurus Eudised e o Thesaurus da Educação da Unesco;
1989: É elaborada a primeira versão experimental do Thesaurus Brased, para uso interno;
1997: Inicia-se, com a participação dos analistas do Cibec, a elaboração da segunda versão do Thesaurus;
2001: É lançada no sítio do Inep a segunda versão do Thesaurus.